O ENADE é uma avaliação realizada pelo MEC para analisar o nível das faculdades brasileiras através de uma prova com questões ligadas às carreiras participantes. Estas são avaliadas a cada três anos.

Até a edição deste ano, os universitários eram escolhidos para fazer parte de uma amostragem: os que tinham acabado de ingressar ao nível superior e os formandos. A partir do próximo ano, o exame será obrigatório para todos os estudantes das carreiras solicitadas.

Mais de 7000 cursos superiores foram avaliados, mas somente 47 estão no topo do ensino brasileiro. Enquanto isso, no grupo dos piores, 663 cursos tiveram notas baixas. Mais de 1000 avaliados serão inspecionados e mais de 2000 tiveram insuficiência de participantes para entrar no cálculo.

Fonte: G1
==================================================================

O ENADE sempre foi falho e por diversas razões: há muitos boicotes da parte dos estudantes, fora que, mesmo obtendo notas altas, não vai mudar o quadro de precariedade da infra-estrutura de muitas universidades públicas. O ENADE foi um caminho que os estudantes encontraram para protestar e não é porque o exame passará a ser obrigatório que eles deixarão de boicotar. Logo, continuará na mesma situação.

Estamos de olho.

0 comentários: